quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AVANÇO EM PESQUISA

Pesquisadora aumenta estimativa de vida em 19 vezes

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) ganhou visibilidade com a publicação de uma pesquisa única na área de oncologia no suplemento da European Journal of Cancer, que tem impacto 4.94 na ciência. A autora é a docente de fisiologia, doutora Haydée M. Moreira. Com medicamento altamente diluído (homeopático), ela conseguiu estender a estimativa de vida do camundongo com um grave tumor de 30 para 570 dias.
A pesquisadora trabalhou dez anos para alcançar o resultado obtido agora. Em parceria com os alunos Cleber Torres, Renata Trinca e Carolina Maruyama, que há três anos estão com ela, foi possível aumentar em 19 vezes a sobrevida de apenas trinta dias do camundongo com tumor de Ehrlich, um câncer extremamente agressivo que acomete somente esse animal. O tratamento convencional tinha alcançado no máximo 80 dias.
A pesquisadora salientou que a sobrevivência do animal foi aumentada com qualidade de vida. O trabalho abre a possibilidade futura de tratamento homeopático para pacientes humanos na área da oncologia, com benefício de custo baixo e redução significativa de efeitos colaterais.
Além disso, os atuais medicamentos homeopáticos nessa área são de administração mais complexa, o que dificulta a adesão a essa opção diante de um diagnóstico de câncer. “Esta pesquisa que desenvolvemos visa um medicamento homeopático pronto, mais fácil para médico e paciente”, mencionou Haydée Moreira.Sua pesquisa foi baseada em tratamento experimental de câncer pelo método FAO (Fator de Auto-Organização), ou seja, os complexos homeopáticos que se englobam sete medicamentos, com diferenciação na dinamização.
A publicação na European Journal of Cancer, em setembro deste ano, veio a partir da apresentação do trabalho, no mesmo mês, durante o Congresso Europeu Multidisciplinar da Oncologia (ECCO 16), na Suécia, que reuniu 16 mil pesquisadores do mundo.


Fonte: Jornal da Manhâ 21/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades

A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


* Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


* Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

*Assistente Social
*Psicóloga
*Nutricionista
*Dentista
*Fisioterapeuta


Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

* Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

* Doação de fraldas geriátricas.

* Doação de suplementos alimentares.

* Medicamentos
prescritos pelos médicos.

Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.