segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dez dicas para evitar o câncer

Estimativas feitas já na década de 1980 por dois respeitados epidemiologistas ingleses, os Drs. Richard Doll e Richard Peto, mostraram que o fumo e a dieta respondem – cada um – por 30 a 35% do risco de uma pessoa ter câncer. Isso significa que escolher hábitos de vida mais saudáveis pode reduzir em até 70% suas chances de desenvolver um tumor maligno.

1- Faça exames médicos periódicos:
Não fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu médico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presença de alguns fatores de risco específicos da sua família.


2- Cuidado com substâncias perigosas:
Produtos químicos presentes em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para câncer. Alimentos industrializados ou muito processados também podem ser perigosos. A exposição repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsênico, berílio, cloreto de vinil, cromados, gás mostarda e certos éteres podem resultar em vários tipos de câncer.


3- Não fume:
E por falar em substâncias químicas perigosas… Fumar é a causa número 1 de várias doenças evitáveis, tais como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias, problemas cardíacos e centenas de outros distúrbios. Faça todo esforço possível para largar o cigarro – e passe esta iniciativa adiante.


4- Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso:
O consumo regular de bebidas alcoólicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago.


5- Mantenha-se na faixa de peso ideal:
A obesidade aumenta o risco para câncer nas mamas, no intestino grosso e na próstata.


6- Leve uma alimentaçao rica em nutrientes e pobre em calorias:
Dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para câncer no intestino grosso, na próstata, nas mamas, nos ovários e no útero. Defumados e conservas também aumentam seu risco. Dê preferência para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.


7- Use suplementos nutricionais:
Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenóides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cânceres nos pulmões, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esôfago, no estômago, no pâncreas, no colo do útero e nos ovários.


8- Pratique exercícios regularmente:
Os exercícios melhoram a oxigenação dos órgãos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, além de promoverem um bem estar tremendo, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores ‘do bem’.


9- Aprenda a lidar com o estresse:
A fúria, a ansiedade e outros distúrbios relacionados ao estresse diminuem o nível de proteção geral do organismo, abrindo caminho para uma série de doenças, inclusive o câncer.


10- Tenha uma atitude positiva:
Sua vida é um tesouro raro, inigualável. Conscientize-se disso e você verá como é simples seguir o que foi dito até aqui.


Fonte:  http://br.yahoo.com

Atividades

A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


* Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


* Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

*Assistente Social
*Psicóloga
*Nutricionista
*Dentista
*Fisioterapeuta


Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

* Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

* Doação de fraldas geriátricas.

* Doação de suplementos alimentares.

* Medicamentos
prescritos pelos médicos.

Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.