domingo, 26 de agosto de 2012

Carne preparada a altas temperaturas eleva risco de câncer de próstata


Estudo mostra que comer carne vermelha frita aumenta em até 40% chances de ter a doença
Uma pesquisa divulgada neste mês por pesquisadores norte-americanos mostrou que o excesso de cozimento da carne vermelha pode apresentar perigos à saúde, principalmente a dos homens. Segundo a Universidade do Sul da Califórnia e o Instituto de Prevenção do Câncer da Califórnia, quando preparada a altíssimas temperaturas, a carne vermelha pode aumentar em até 40% o risco de desenvolver câncer de próstata. 
Cerca de dois mil homens de várias idades foram submetidos a um questionário que buscava entender seus hábitos alimentares, principalmente em relação ao consumo de carne de aves e carne vermelha processada. A forma como eram preparadas essas carnes também foi avaliada: frita, grelhada ou cozida, por exemplo. Quem comia mais de uma porção e meia de carne vermelha frita por semana tinha mais 30% mais chance de desenvolver câncer de próstata. Já quando essa quantidade subia para duas porções e meia, os números podiam chegar a até 40% de risco. 
Entre as carnes, o hambúrguer (por ser preparado em grelhas a altas temperaturas) se mostrou mais perigoso que as demais. Ao mesmo tempo, a carne branca também apareceu como a menos prejudicial. Os pesquisadores suspeitam que o cozimento intenso possa interferir em transformações nas células de DNA que desencadeiam o câncer. 

Dieta ajuda a prevenir o câncer de próstata

Se a carne vermelha cozida a altas temperatura pode ser um problema para a saúde masculina, há também uma lista de alimentos que são capazes de prevenir o câncer de próstata. Confira quais são eles: 
Tomate
Provavelmente o mais famoso alimento contra a doença, o tomate é rico licopeno, substância com poder antioxidante. Pesquisa da Universidade de Harvard (EUA) comprovou que o nutriente pode diminuir em até 33% a chance de tumores na próstata. Porém, a forma de preparo é importante: o corpo só absorve o licopeno em alimentos cozidos. 
Leite
Fonte de vitamina D, o leite ajuda a destruir as células que não estão com bom funcionamento, o que é característico nas cancerígenas. Porém, o consumo preciso ser feito na quantidade certa. "Consumir até 500 ml por dia ajuda a afastar o câncer de próstata", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Médica Brasileira de Nutrologia. 
Alho e cebola
Os temperos também são grandes aliados para proteger o corpo contra o câncer. Os nutrientes antioxidantes presentes no alho e cebola, por exemplo, impedem a ação dos radicais livres, o que diminui em até 30% a chance de ter câncer de próstata.
Oleaginosas
Nozes, amêndoas e amendoim são alimentos poderosos para a renovação das células. Isso porque são ricas em selênio, um mineral rico com ação antioxidante. Para o nutrólogo Roberto Navarro, "duas nozes por dia, por exemplo, já suprem as necessidades diárias de selênio".

Atividades

A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


* Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


* Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

*Assistente Social
*Psicóloga
*Nutricionista
*Dentista
*Fisioterapeuta


Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

* Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

* Doação de fraldas geriátricas.

* Doação de suplementos alimentares.

* Medicamentos
prescritos pelos médicos.

Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.