quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA


A chegada do mês de outubro traz consigo a reflexão pública sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção do câncer de mama na campanha chamada Outubro Rosa. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 52 mil mulheres receberam diagnóstico de câncer de mama ano passado e 12 mil mulheres morrem no País anualmente por conta da doença.

Iniciado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa no Brasil teve uma primeira ação em 2002, com a iluminação em cor de rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e oficialmente, segundo a Agência Brasil, passou a ser encampada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008.

O fato é que a cada ano o movimento ganha força localmente, com adesão não apenas dos governos - que têm iluminado em rosa monumentos e prédios em apoio à causa -, assim como pelas empresas privadas.

Atividades

A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


* Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


* Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

*Assistente Social
*Psicóloga
*Nutricionista
*Dentista
*Fisioterapeuta


Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

* Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

* Doação de fraldas geriátricas.

* Doação de suplementos alimentares.

* Medicamentos
prescritos pelos médicos.

Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.