terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hábitos Alimentares




 Muitos alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Se consumidos por um longo período de tempo, muitos alimentos contribuem para o surgimento de células cancerosas. Então, preste atenção nas dicas abaixo:



 Perigo! 

Alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação:
    • alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.
    • alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).
A forma de preparar os alimentos também influencia no risco de câncer. Por isso, o se deve optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Como o brasileiro se alimenta?

No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:
    • A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.
    • O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
    • Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.
    • Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais alimentos fazem bem à saúde?

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.




Sugestões para a feira...
    • cebola, brócolis, repolho e couve-flor;
    • legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;
    • folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;
    • frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;
    • alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e milho. 
  Fontes:http://www.ibge.gov.br
           www.google.com.br/images

    Atividades

    A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


    * Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


    * Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


    Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

    *Assistente Social
    *Psicóloga
    *Nutricionista
    *Dentista
    *Fisioterapeuta


    Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

    * Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

    * Doação de fraldas geriátricas.

    * Doação de suplementos alimentares.

    * Medicamentos
    prescritos pelos médicos.

    Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

    Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.